MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

leacopi

Laboratório de Eletrônica de Potência, Acionamentos e Controle de Processos Industriais

CEFET-MG

Premiação internacional em dose dupla: Projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de engenharia elétrica do CEFET-MG serão premiados no EUA em outubro

Segunda-feira, 7 de agosto de 2023
Última modificação: Segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Dois projetos desenvolvidos por alunos de graduação em engenharia elétrica do CEFET-MG entrarão para o hall da fama do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), a maior associação profissional do mundo.

Os projetos foram agraciados com a primeira colocação (compartilhada) no Myron Zucker Undergraduate Student Design Contest. Esse prêmio é organizado pela Sociedade de Aplicações Industriais (IAS) do IEEE, tendo o objetivo de incentivar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e desenvolvimento de impacto relevante para a sociedade durante a graduação. Todo ano o prêmio recebe várias submissões de projetos desenvolvidos ao redor do globo.

O primeiro projeto premiado intitulado “Potential of Hybrid semiconductor devices for next-generation variable-speed motor drives” é parte das atividades de um projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG e realizado em parceria com a UFMG. O projeto contempla resultados desenvolvidos em dois trabalhos de conclusão de curso: um desenvolvido pelo estudante de engenharia elétrica do CEFET-MG, Pedro Henrique Gomes Vilela, orientado pelos professores Allan Cupertino (DEE) e Edmar Ferreira Cota (DEEB); e um desenvolvido pelo estudante de engenharia elétrica da UFMG, Bernardo Oliveira Menezes, orientado pelo professor Tomás Corrêa (UFMG). Este projeto investiga o desenvolvimento de um interruptor semicondutor híbrido baseado em silício e carbeto de silício, com a finalidade de reduzir perdas e obter custo competitivo em aplicações industriais.

Bernardo cita que ficou muito feliz com o resultado. “Toda a minha vida amei o fazer científico e sou muito grato pelo ensino público brasileiro me dar a oportunidade de participar de algo tão engrandecedor. Isto dá visibilidade para o país e mostra o potencial do Brasil em desenvolver pesquisas de relevância internacional. Sou grato por muitas pessoas, em especial aos meus pais, ao meu orientador Tomás Corrêa e aos demais professores do CEFET-MG e da UFMG que muito me incentivaram na minha jornada acadêmica e profissional.”

Pedro não conseguiu conter a emoção. “Independente do quanto a gente acredita e confia no nosso trabalho, é uma alegria e surpresa imensas receber uma notícia e um reconhecimento desses. É muito gratificante ver um trabalho de várias mãos ser premiado assim. Acredito que, além da sensação de dever cumprido, o prêmio estimula e anima ainda mais a continuação das pesquisas e trabalhos na área. Agradeço muito ao IEEE e ao IAS pela premiação, mas principalmente aos meus orientadores, ao CEFET e aos companheiros de GESEP e LEACOPI que contribuíram diretamente para o trabalho, confiaram no que foi feito e incentivaram a participação no concurso.”

Esquemático da metodologia de avaliação de perdas do interruptor híbrido e plataforma experimental desenvolvida.

O segundo projeto premiado é intitulado “Smart-BESS: Improving the reliability and flexibility of battery energy storage systems”, desenvolvido pelos estudantes Álvaro Lúcio Costa Amorim e Bárbara Santos Peixoto, alunos de graduação em engenharia elétrica do departamento de engenharia elétrica do CEFET-MG. A pesquisa está inserida em um projeto financiado pelo CNPq na área de armazenamento de energia e tem o objetivo de tornar os sistemas de armazenamento de energia por baterias mais confiáveis e flexíveis por meio do desenvolvimento de baterias inteligentes.

Bárbara destaca que foi uma conquista e uma felicidade muito grande em ter nosso projeto premiado em primeiro lugar. “A valorização da pesquisa e da ciência nos motiva a continuar com nosso trabalho e evoluir a cada dia. Em especial agradeço ao nosso orientador, o prof. Allan, e ao meu colega Álvaro pela oportunidade e por todo conhecimento compartilhado. Deixo um  agradecimento também a toda equipe do GESEP e do LEACOPI.”

Álvaro cita que foi com imensa felicidade que recebeu a notícia de que o projeto foi premiado com a primeira posição. “Desde o princípio tive bastante apreço por esse projeto e, por isso, acredito que a dedicação desses últimos meses, apesar dos desafios, aconteceu de forma natural. Entendo este prêmio como reflexo de um trabalho em equipe bem executado. Gostaria de agradecer ao professor Allan Cupertino, aos membros do GESEP e LEACOPI e, também, ao CEFET-MG pelo suporte e por tornar realidade este projeto.”

Contribuição do projeto para a extensão da economia circular de sistemas de armazenamento e esquemático da arquitetura proposta

Os projetos premiados foram desenvolvidos no Laboratório de Eletrônica de Potência, Acionamentos e Controle de Processos Industriais (LEACOPI) do CEFET-MG em parceria com os laboratórios GESEP (UFV) e o Tesla (UFMG). A premiação ocorrerá durante o IAS Annual Meeting 2023 que acontecerá no final de outubro em Nashville, Tennessee.

A equipe LEACOPI parabeniza todos os envolvidos nos projetos pela premiação.