MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

leacopi

Laboratório de Eletrônica de Potência, Acionamentos e Controle de Processos Industriais

CEFET-MG

Especialista Dayane Mendonça recebe premiação

Terça-feira, 13 de dezembro de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Na última quinta-feira, dia 08/12/2022, aconteceu a assembléia geral da Sociedade brasileira de Eletrônica de Potência, onde foram anunciados os vencedores do prêmio SOBRAEP de dissertação e teses de 2022. Na ocasião, a especialista Dayane do Carmo Mendonça recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado.

A pesquisa entitulada Proposal of Minimum Cell Operation Control for Efficiency Improvement in DSCC MMCC-based STATCOMs propõe uma estratégia de controle que permite aumentar a eficiência de compensadores estáticos síncronos baseados em conversores modulares multinível. Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-MG e orientado pelos professores Heverton Augusto Pereira (UFV) e Allan Fagner Cupertino (CEFET-MG).

Em relação aos resultados, a utilização da técnica proposta resultou em uma redução de 7,37 % nas perdas totais de energia, permitindo reduzir as perdas de energia e custos operacionais de compensadores estáticos síncronos, que podem chegar na casa dos milhões de dólares. A técnica proposta pode ser aplicada em STATCOMs baseados em conversores modulares com mais de 10 células e não requer qualquer modificação de hardware. Durante o mestrado, Dayane publicou 3 artigos em periódicos, 1 artigo em congresso e 1 capítulo de livro.

Dayane comenta que receber o prêmio Sobraep de dissertação é uma sensação única e cita “[…] é o reconhecimento de todo seu trabalho duro, é ver que seu esforço valeu a pena. Não só meu, mas também dos meus orientadores. Aproveito para agradecer ao professor Heverton e ao professor Allan pelos ensinamentos, aos meus amigos do GESEP, do LEACOPI e ao CEFET-MG pelo apoio financeiro”.

O orientador Heverton Pereira ficou bastante feliz com a notícia. “A premiação recebida pela Dayane foi uma surpresa muito grande, pois existem muitos grupos de pesquisa muito fortes na área de eletrônica de potência brasileira, ou seja, a concorrência é muito grande. Acredito que ela venceu por ser capaz de desenvolver uma dissertação com um nível matemático de elevada dificuldade num tema relativamente novo que é um conversor eletrônico para aplicação em níveis de tensão mais elevados. A Dayane trabalha comigo no Gesep desde 2018, e no ano de 2022 em especial tive a oportunidade de conhecer a família da Dayane, e a pequena cidade onde ela iniciou seus estudos, Piacatuba, um distrito de Leopoldina-MG. Lá pude perceber que ela enfrentou muitos desafios para se tornar engenheira eletricista, desde a distância da sua casa até a escola até as escolhas que ela teve que fazer para cursar um curso técnico em Leopoldina e depois graduação na UFV. Assim, pude perceber que as coisas não acontecem por acaso, um tema complexo como o que ela trabalha, só pode ser realizado por uma pessoal com muita garra e muita vontade de vencer.”

Allan lembra que durante a deliberação do resultado da defesa de dissertação da Dayane (que pode ser assistida na íntegra aqui) , um dos membros da banca solicitou a alteração da ata substituindo o termo “Aprovada” para “Aprovada com louvor”. Ficamos muito felizes com este reconhecimento durante a defesa que foi agora reforçado a nível nacional.

Para aqueles que ficaram interessados na pesquisa, a dissertação premiada pode ser acessada aqui. As publicações podem ser acessadas no perfil do Research Gate da Dayane.



Folder de divulgação
Divulgação da premiação na assembléia geral da SOBRAEP, no dia 08/12/2022
Defesa de dissertação de mestrado da especialista Dayane do Carmo Mendonça, avaliada pelos professores Pedro Gomes Barbosa (UFJF) e Marcelo Martins Stopa (CEFET-MG).