Especialista Dayane Mendonça recebe premiação
Terça-feira, 13 de dezembro de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 14 de dezembro de 2022
Na última quinta-feira, dia 08/12/2022, aconteceu a assembléia geral da Sociedade brasileira de Eletrônica de Potência, onde foram anunciados os vencedores do prêmio SOBRAEP de dissertação e teses de 2022. Na ocasião, a especialista Dayane do Carmo Mendonça recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado.
A pesquisa entitulada Proposal of Minimum Cell Operation Control for Efficiency Improvement in DSCC MMCC-based STATCOMs propõe uma estratégia de controle que permite aumentar a eficiência de compensadores estáticos síncronos baseados em conversores modulares multinível. Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-MG e orientado pelos professores Heverton Augusto Pereira (UFV) e Allan Fagner Cupertino (CEFET-MG).
Em relação aos resultados, a utilização da técnica proposta resultou em uma redução de 7,37 % nas perdas totais de energia, permitindo reduzir as perdas de energia e custos operacionais de compensadores estáticos síncronos, que podem chegar na casa dos milhões de dólares. A técnica proposta pode ser aplicada em STATCOMs baseados em conversores modulares com mais de 10 células e não requer qualquer modificação de hardware. Durante o mestrado, Dayane publicou 3 artigos em periódicos, 1 artigo em congresso e 1 capítulo de livro.
Dayane comenta que receber o prêmio Sobraep de dissertação é uma sensação única e cita “[…] é o reconhecimento de todo seu trabalho duro, é ver que seu esforço valeu a pena. Não só meu, mas também dos meus orientadores. Aproveito para agradecer ao professor Heverton e ao professor Allan pelos ensinamentos, aos meus amigos do GESEP, do LEACOPI e ao CEFET-MG pelo apoio financeiro”.
O orientador Heverton Pereira ficou bastante feliz com a notícia. “A premiação recebida pela Dayane foi uma surpresa muito grande, pois existem muitos grupos de pesquisa muito fortes na área de eletrônica de potência brasileira, ou seja, a concorrência é muito grande. Acredito que ela venceu por ser capaz de desenvolver uma dissertação com um nível matemático de elevada dificuldade num tema relativamente novo que é um conversor eletrônico para aplicação em níveis de tensão mais elevados. A Dayane trabalha comigo no Gesep desde 2018, e no ano de 2022 em especial tive a oportunidade de conhecer a família da Dayane, e a pequena cidade onde ela iniciou seus estudos, Piacatuba, um distrito de Leopoldina-MG. Lá pude perceber que ela enfrentou muitos desafios para se tornar engenheira eletricista, desde a distância da sua casa até a escola até as escolhas que ela teve que fazer para cursar um curso técnico em Leopoldina e depois graduação na UFV. Assim, pude perceber que as coisas não acontecem por acaso, um tema complexo como o que ela trabalha, só pode ser realizado por uma pessoal com muita garra e muita vontade de vencer.”
Allan lembra que durante a deliberação do resultado da defesa de dissertação da Dayane (que pode ser assistida na íntegra aqui) , um dos membros da banca solicitou a alteração da ata substituindo o termo “Aprovada” para “Aprovada com louvor”. Ficamos muito felizes com este reconhecimento durante a defesa que foi agora reforçado a nível nacional.
Para aqueles que ficaram interessados na pesquisa, a dissertação premiada pode ser acessada aqui. As publicações podem ser acessadas no perfil do Research Gate da Dayane.


