Quem somos?
Última modificação: Quinta-feira, 22 de dezembro de 2022
Durante a sua história, a sigla LEACOPI apresentou diferentes significados, sua denominação acompanhou sua evolução, abrangendo novas áreas de atuação e competência. O LEACOPI iniciou suas atividades em 1997 sob o nome Laboratório de Eletrônica Aplicada e Controle de Processos Industriais. Em 2009, passou a ser o Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado e Controle de Processos Industriais. Com a entrada de novos professores na área de eletrônica de potência, em 2017, seu nome passou a ser Laboratório de Eletrônica de Potência, Acionamentos e Controle de Processos Industriais.
Atualmente, o laboratório é coordenado pelo Professor Marcelo Martins Stopa do CEFET-MG e conta com uma equipe de mais de 20 profissionais (professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado). Alguns pesquisadores do LEACOPI são professores do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-MG.
Neste espaço, desenvolvemos pesquisa em diferentes frentes da eletrônica de potência e acionamentos elétricos:

A versão atual do logo do LEACOPI, desenvolvida em 2017, é inspirada nas principais frentes de pesquisa do laboratório: Eletrônica de potência e acionamentos elétricos. Existem referências diretas às máquinas elétricas e a dispositivos eletrônicos de potência.

O LEACOPI tem parcerias com os seguintes grupos de pesquisa:
- GESEP – Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência -UFV;
- TESLA – Tesla Engenharia de Potência – UFMG;
- LCCE – Laboratório de Conversão e Controle da Energia – UFMG;
- CCEE – Controle e Conversão de Energia Elétrica – UNIFEI – Itabira;
- AAU Energy – Aalborg University – Dinamarca.
