MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

leacopi

Laboratório de Eletrônica de Potência, Acionamentos e Controle de Processos Industriais

CEFET-MG

Trabalhos do LEACOPI ganham prêmio internacional

Quinta-feira, 10 de outubro de 2024
Última modificação: Quinta-feira, 10 de outubro de 2024

     

Em 2024, a história se repete. Pela segunda vez consecutiva, dois projetos desenvolvidos por alunos de graduação em engenharia elétrica do CEFET-MG vão ser premiados Sociedade de Aplicações Industriais (IAS) do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos). Os projetos foram agraciados com a primeira colocação (compartilhada) no Myron Zucker Undergraduate Student Design Contest.

O primeiro projeto premiado intitulado “A Multifunctional Control Algorithm for Smart Battery Packs” foi desenvolvido pelo estudante de graduação Erich Francisco Rosa, com orientação dos professores Allan Fagner Cupertino (UFJF), Marcelo Martins Stopa (CEFET-MG) e Erick Matheus da Silveira Brito (UFV).

Como contribuições, este trabalho propôs um algoritmo de controle para sistemas de armazenamento de energia baseados em baterias com conversor integrado (BCI). Esta aboragem permite extender a vida útil das baterias, alcançar balanceamento de estados de carga, e aumento da segurança e confiabilidade do pacote de baterias. O conceito explorado permite a integração de baterias com diferentes capacidades dentro de um mesmo sistema de armazenamento, facilitando o uso de  baterias de segunda vida.

Erich cita que ficou incrédulo. “Senti que todo o esforço que coloquei nisso valeu a pena, todo o cansaço e correria para fazer algo de qualidade no prazo. Esse prêmio só me mostrou o quão capaz somos de desenvolver algo especial, que possa se destacar não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Eu só tenho a agradecer aos meus parentes e amigos, que sempre me apoiaram. Agradeço aos meus orientadores e ao pessoal do GESEP e do LEACOPI que me ensinaram muito. Agradeço também, é claro, ao IEEE e ao IAS pelo prêmio e pela oportunidade de mostrar meu trabalho. Graças a todos eles, pude não só ganhar esse prêmio, como também pude descobrir o prazer em pesquisa e o quão maravilhoso é o ramo da eletrônica e de potência.”

Figura 1. Plataforma experimental empregada na validação experimental do projeto desenvolvido pelo bolsista Erich Rosa.

O segundo projeto premiado é intitulado “High-bandwidth mission profile emulator for more realistic Battery degradation tests”, e foi desenvolvido pelos estudantes Bruno de Araújo Coutinho e Pedro Ivo de Oliveira Tironi sob a orientação dos professores Allan Fagner Cupertino (UFJF) e Victor Flores Mendes (UFMG).

O Prof. Allan Cupertino cita que este projeto foca no processo de testes de baterias. “Na indústria as baterias são geralmente testadas com corrente constante e contínua, isto é livres de ondulação e sem variações significativas ao longo do tempo. Desta forma, os perfis empregados são  bastante diferentes do que é experimentado nas aplicações reais. Assim, foi desenvolvido um Mission Profile Emulator (MPE) para realização de testes de baterias em condições realísticas, incluindo a possibilidade de incluir variações sazonais e componentes harmônicas, permtindo replicar diversas condições operacionais.”

Bruno citou com alegria: “Como já disse Sir Isaac Newton, se eu vi mais longe, foi porque estava sobre os ombros de gigantes. Abro o meu depoimento com essas palavras para expressar toda a minha gratidão pela orientação do Prof. Allan e da parceria com meu colega Pedro, com o qual desenvolvi este trabalho. Recordo-me bem quando o Prof. Allan enviou mensagem, logo cedo, informando que havíamos ganhado o primeiro lugar no prêmio.  Fiquei muito feliz com a notícia e muito lisonjeado com o reconhecimento por parte de uma organização internacional tão prestigiada, o IAS. Receber este prêmio é só uma confirmação de todo o potencial das pesquisas realizadas nas universidades e de seus alunos.”

Pedro cita que receber um prêmio internacional e ficar em primeiro lugar é um marco e razão de grande satisfação. “Sempre busquei alinhar meu lado acadêmico com o profissional, e ser reconhecido pela IEEE na categoria de aplicações industriais é extremamente gratificante. Esse reconhecimento reforça que, no Brasil, também somos capazes de realizar pesquisas de ponta em inovação e desenvolvimento tecnológico com impacto global. Além disso, destaca a importância de os profissionais de engenharia estarem continuamente pesquisando e propondo inovações para criar soluções que atendam efetivamente às demandas atuais, especialmente da indústria.”

 

   Figura 2. Diagrama de blocos funcional do Mission profile emulator e plataforma empregada para obtenção de resultados experimentais.

Os projetos premiados foram desenvolvidos no Laboratório de Eletrônica de Potência, Acionamentos e Controle de Processos Industriais (LEACOPI) do CEFET-MG em parceria com os laboratórios GESEP e o LCCE (UFMG). Os projetos são parte das pesquisas do projeto Bat2Grid (Rede Mineira de pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas de armazenamento de Energia Por Baterias), financiado pela FAPEMIG.

A premiação ocorrerá ainda em Outubro durante o IAS Annual Meeting 2024 que acontecerá em Phoenix (EUA). A equipe LEACOPI parabeniza todos os envolvidos nos projetos pela premiação.